quarta-feira, 25 de junho de 2008

O superandarilho


“Há um tal prazer nos bosques inexplorados,

Há um tal de beleza na solitária praia,

Há uma sociedade que ninguém invade

Perto de um mar profundo e de música do seu bramir:

Não que ame menos o homem, mas amo mais a natureza...”

- Lord Byron

O que você faria para se sentir mais livre? Foi na busca de liberdade que o protagonista de Na Natureza Selvagem (Into the Wild), Christopher McCandless (Emile Hirsch), decide após se formar no início dos anos 90, ir atrás do ambiente mais puro possível, mais inabitado por humanos e que poderia oferecer à sua alma o melhor bem-estar já por ele sentido.

O filme dirigido por Sean Penn recebeu duas indicações ao Oscar: uma na categoria de melhor ator coadjuvante para Hal Holbrook e outra na categoria de melhor edição. A trilha sonora também foi digna de reconhecimento, composta em peso pelo cantor Eddie Vedder, também vocalista da banda estadunidense Pearl Jam. A canção principal "Guaranteed" rendeu uma indicação ao Grammy de melhor canção original.

A história verídica do rapaz virou um livro também intitulado Na Natureza Selvagem e a família McCandless, após 10 anos de resistência à idéia, permitiu a produção do filme, finalmente lançado em 2007.

A fotografia ressalta bem a ligação do protagonista com a natureza e em uma sensível cena de Chris correndo junto a cavalos simboliza sua ruptura com o materialismo, os dogmatismos e até mesmo com os seus pais.

A crítica recebeu muito bem o filme, melhor ainda receberam os jovens que se identificam com o espírito desbravador de Chris McCandless, que depois se auto-nomeia Alex Supertramp e faz sua jornada, cruzando a vida de pessoas que nunca imaginaria conhecer, como um casal de hippies e um senhor que queria até mesmo adotá-lo como neto de tão cativado ficou pelo superandarilho. As vidas dessas pessoas nunca mais foram as mesmas, que carregam sempre a lembrança do jovem rapaz.

Uma trilha sonora de baladinhas no violão somada às maravilhosas paisagens que nosso planeta (ainda) nos oferece, proporciona uma grande vontade de também se dedicar ao auto-conhecimento, saber quem é você em um lugar tão diferente do habitual, sem medo do que pode ser necessário enfrentar e conhecer a liberdade, como já cantou Janis Joplin: “Liberdade é apenas outra palavra para ‘não há nada a perder’”.

Link para download da música Guaranteed:

http://rapidshare.com/files/124851715/Eddie_Vedder_-_Guaranteed.mp3.html

4 comentários:

Felipe F. disse...

Já tinha ouvido falar desse filme, mas agora me deu muito mais vontade de ver.

ótimo texto marília!
poste mais!

Manel disse...

Marília... nao conhecia esse filme, mas agora to com uma vontade muito grande de ver. Ja baxei a musica, muito boa tb. E seu texto, o que falar... mostra que realmente está no curso certo, escolha exata!
Saudades de vc... e espero, sempre, poder ler seus textos!
;D
Beijos!! Te adoro!

Emmanuel

Pablo Abreu disse...

Grande estréia Marília! Gostei do texto e, quanto ao filme, espero assitir em breve. Se você gostou com certeza ele é bom. hehehe
Beijos

Vitor Vizeu disse...

Ainda não vi o filme, mas ja ouvi a trilha sonora! É boa demais, Eddie Vedder é o cara!