quarta-feira, 18 de junho de 2008

Last FM - Revolução Social musical



Você já deve ter notado o Jukebox ali do lado, nele você encontra uma seleção de musicas, feita pelos postadores bebedores desse blog.
Mas de onde ele vem? Como foi feito? Pra onde vai?.

Ele é apenas um dos recursos de um dos sites de relacionamento mais bacanas que surgiram na internet ultimamente, o Last FM. A primeira vista ele pode parecer só mais um pretendente a Orkut, como tantos que existem por aí, mas a medida que você vai descobrindo os recursos do Last, ele se mostra muito mais legal e diferente.

No Last FM ao invés de uma descrição sobre você, seus gostos, e atividades (que muitos até baniram de seu profile do Orkut, deixando só o álbum) o centro da página é tomado por charts, paradas das musicas e artistas, que você mais escutou na semana, e desde que criou seu Last, além disso ele também computa os álbuns que você mais escutou, basta olhar na guia tabelas para visualizá-lo.

Como ele consegue fazer isso? Bem é muito fácil, com o software que você deve baixar pra que ele consiga computar suas musicas. O software é levinho, e não atrapalha mesmo as conexões discadas, além de não ocupar espaço. Ele vai computar as musicas que você ouvir no winamp, media player, ou se você for um dos sortudos q tem um Ipod, também computa as músicas do aparelhinho da Apple toda vez que você conecta ele no PC.

Uma vez instalado o software da LAST, uma bolinha simpática (e com cores personalizáveis) passa a ficar do lado do relógio do Windows, é ela que vai computar as musicas que vocês escutar e mandar direto pro LAST (sim, também aparece imediatamente o que você está escutando pra quem visitar sua página)

A partir daí é só ter um pouco de paciência pra diversão começar, depois de uma semana você já terá suas paradas musicais formadas, e também vizinhos, que são as pessoas com o gosto musical mais parecido com o seu naquela semana, (ou seja, que escutam as mesmas musicas, e artistas).

Também é possível medir seu gosto musical com seus amigos, e cada um ainda ganha sua própria rádio que só tocam os artistas que escutam, você pode escutar a rádio dos seus amigos, vizinhos ou a sua própria, ou criar uma lista como a do jukebox ao lado e incorporar aonde você quiser!

E se você achou q a bolinha colorida ao lado do relógio, servia só de enfeite, se enganou. Toda vez que você está escutando algo e clicar nela, ela te dará um resumo do artista, e álbum da qual a musica pertence, alem de te indicar artistas parecidos com aquele que você ta ouvindo.

Como se não bastasse o last ainda calcula paradas musicais, de países, e comunidades com mais de 10 membros, além de claro as execuções de cada artista. Te indica eventos musicais próximos a onde você mora. E se você estiver em duvida sobre quem é aquele artista ou musica que ficou em primeiro na parada musical do seu amigo, você ainda pode escutar uma amostra de 30 segundos da musica na maioria das vezes.
É ou não é uma das coisas mais legais da internet ultimamente?
O lado ruim é que se você escutar aquela musica queima filme também vai aparecer lá.. Mas não se desespere ainda! Você controla quando o last computa ou não as musicas, e se mesmo assim você esquecer, ainda tem 48 horas pra tirá-la do sistema.

Com o sucesso crescente do last, similares como o “I like” o qual a revista billboard dedica um chart semanal, começaram a aparecer, mas o Last ainda é o melhor entre seus similares. Pra ter uma idéia de como é, aí vai o link do perfil do blog no Last:
http://www.lastfm.com.br/user/obardepapo

Vale a pena baixar e experimentar.

2 comentários:

Cintiamn disse...

Aaaaah... você não conhece o iLike... ele é tão legal!!!
Ele só não contabiliza as músicas tocadas no iPod...

Mas não abro mão da minha bolinha vermelha aqui mesmo...

Beijo, Fê...

Carol Peralta disse...

ADOREI!
Vou até baixar ;)