domingo, 27 de julho de 2008

Viva Kubrick!!


Pois é! Ontem fiz pipoca, vesti chapeuzinho de aniversário e liguei o DVD. Quem fazia anos? Ninguém mais que Kubrick. 80 years old, seria essa a sua idade se não fosse um ataque cardíaco que o mandou para o céu em 1999, alguns dias depois da estréia do filme De olhos bem fechado, o seu último, e o mesmo que ontem revi.

Stanley foi parido em Nova York, não obteve excelentes resultados na escola, mas era um garoto inteligente que cedo se apegou ao gosto pelo xadrez. Kubrick foi um amante das câmeras que com 17 anos já estava empregado como fotografo na revista Look Magazine. Stanley Kubrick foi o gênio. Misturou o perfeccionismo, as estratégias e os planos do xadrez com a filmagem, e acabou por conseguir uma simetria de planos e shows de interpretações que são o marco de suas obras. Quase nunca conseguia terminar seus filmes no prazo porque repetia as cenas quantas vezes fossem necessárias até conseguir o seu tom, algo próximo à perfeição.

Sim. Infelizmente Kubrick morreu. Mas não é preciso choro nem vela. Se quiser cumprimentar o cara pelo aniversário, basta assistir um – ou alguns – de seus filhotes. Que tal o terror O iluminado ou o clássico da contracultura Laranja Mecânica ou o filme da guerra do Vietnã Nascido para matar? O páreo é duro. E olha que eu nem coloquei o intrigante De olhos bem fechados, nem 2001: Uma odisséia no espaço e nem Lolita. Poxa! Assiata à todos então. E depois cante parabéns, porque o sujeito merece.

Um comentário:

Lucas Peths disse...

E como merece os parabéns. Um gênio!