quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Vem Aí A Internet Elétrica

Após a recente implantação da TV digital, e telefonia 3G, o Brasil deve receber em breve mais uma “eletrizante” novidade tecnológica: O acesso a internet pela rede elétrica!

Saiu na “Isto é” dessa semana: Em um futuro muito próximo luz e internet correrão pela mesma fiação. O projeto promete democratizar a internet banda larga no país, já que a energia elétrica chega a 95% do território nacional. Não será necessária implantação de infra-estrutura, sendo assim possível se conectar em edificações antigas - basta ter fio e tomada.

A velocidade é outro diferencial, a banda larga elétrica pode chegar até 200 Mbps, muito superior aos padrões brasileiros que hoje não ultrapassam 30 Mbps.

A Anatel finalizou no dia 29 do ultimo mês a consulta publica que servirá de base para a a elaboração do padrão brasileiro de internet por rede elétrica. A instalação será feita com um modem especial que conecta a saída do cabo de rede à tomada.

Como os sinais de internet possuem uma freqüência própria eles não interferem na luz da casa. O único problema é que essa é a mesma freqüência em que correm certas ondas de rádio, sem isolamento pode haver interferência em rádios importantes como a de polícia.
As soluções levantadas vão desde a blindagem dos fios até a adoção de freqüências diferentes.

Algumas empresas já estão fazendo testes por conta própria, como é o caso da Panasonic que implantou um projeto-piloto na cidade de Barreirinhas, em meio aos lençois-maranhenses. A aceitação tem sido muito boa segundo o presidente da empresa.

Agora é esperar pelas ultimas definições da anatel, e pelo preço que promete ser mais barato que os atuais.

2 comentários:

Cintiamn disse...

Eu ameeeeeeeeiiiiiiiiiiii a idéia!!!
Amo, amo!!!
Eu não tenho idéia se essa velocidade é rápida... é?
hahahahaha...

Lucas Peths disse...

Todo dia eu me assusto um pouco com a tecnologia. Sério.

Pena que ela não é usada para o progresso.